Concentração de amostra em ultracentrífuga. |
N. meningitidis vista em Microscopia Eletrônica de varredura. |
O fato é que as meningites provocadas por bactérias da espécie Neisseria meningitidis são, genericamente, as mais graves, com tempo de incubação bastante breve e rápida evolução para um quadro agudo de septicemia geralmente irreversível.
Essas questões serão tratadas no I Simpósio Brasileiro sobre Meningites Bacterianas que está sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Microbiologia para ser realizado nos dias 01 e 02 de abril de 2011 em São Paulo.
Nesses dois dias, especialistas e pesquisadores discutirão os principais aspectos da meningite bacteriana: Epidemiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção.
Punção Lombar para retirada de Liquor (LCR). |
Por se tratar de uma doença de evolução muito aguda, a rapidez na introdução do tratamento específico é determinante e influencia o prognóstico do paciente, reduzindo as possibilidades e intensidade de sequelas. Essa rapidez depende do esclarecimento laboratorial do diagnóstico, estabelecendo o agente causador e por estas razões, é fundamental a existência de testes diagnósticos tão rápidos quanto seguros para a identificação dos agentes etiológicos da meningite bacteriana. Além dos benefícios ao paciente, como introdução mais ágil da terapêutica específica, melhor prognóstico e redução do risco de sequelas neurológicas, o rápido esclarecimento do caso reduz consideravelmente os custos com tratamento e o tempo de hospitalização.
Mais informações sobre o simpósio podem ser obtidas no endereço:
http://www.sbmicrobiologia.org.br
http://www.sbmicrobiologia.org.br
1 comment
A história do personagem fictício poderia ser real. São muitos os riscos porque passam os trabalhadores da saúde.
Reply